Topo

Madri lança app para avaliar sintomas de coronavírus

19/03/2020 12h44

Madri, 19 Mar 2020 (AFP) - Epicentro da pandemia de coronavírus na Espanha, a região de Madri lançará um aplicativo que permitirá que os usuários autoavaliem sua saúde e evitem ligar sistematicamente para os call centers.

Disponível por enquanto na internet (www.coronamadrid.com), essa ferramenta "terá um formato de aplicativo móvel nos próximos dias", informou a região de Madri em comunicado.

"Este aplicativo tem como objetivo ajudar a evitar o colapso das linhas diretas da Comunidade de Madri. Realize essa autoavaliação apenas se sentir sintomas. Vamos ser responsáveis: vamos ajudar nossos profissionais e a saúde pública", insistem as autoridades na web.

O aplicativo oferece um questionário para indicar os sintomas (tosse, febre, dificuldades respiratórias...), avaliá-los regularmente e receber as instruções e recomendações adaptadas a cada caso, dependendo do resultado.

Também permite geolocalizar o usuário se ele o autorizar, "a fim de organizar melhor os recursos de saúde para obter uma resposta mais ágil e eficaz em cada caso específico", dizem as autoridades.

Madri é a região mais afetada da Espanha, com 65% dos mortos em todo o país (498 em 767) e 40% dos infectados (6.777 em 17.147), de acordo com o balanço desta quinta-feira.

mg/dbh/mar/mr