Topo

UE vai criar reserva estratégica de equipamentos de saúde

19/03/2020 10h10

Bruxelas, 19 Mar 2020 (AFP) - A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira a criação de uma "reserva estratégica" de equipamentos médicos, em particular respiradores e equipamentos de proteção.

"Quase todos os países parecem ter sido pegos de surpresa" e a escassez de equipamentos médicos está se tornando "premente", observou o comissário europeu para o gerenciamento de crises, Janez Lenarcic, durante uma conferência de imprensa.

Essa reserva complementará o mecanismo europeu de proteção civil, que prevê a solidariedade entre os Estados membros para lidar com desastres naturais, mas que tem dificuldade de ser aplicado na luta contra o novo coronavírus, já que todos os países da União Europeia enfrentam os mesmos problemas.

Será constituída "paralelamente" aos editais de licitação conjuntos atualmente em andamento, nos quais quase todos os Estados membros participam, para a encomenda de equipamentos de proteção, máscaras e respiradores.

Essa reserva "apoiará os Estados membros que estão sofrendo escassez", afirmou Lenarcic. Será constituída por "equipamentos médicos de terapia intensiva, como respiradores, equipamentos de proteção individual, como máscaras reutilizáveis, vacinas - quando disponíveis - e tratamentos, pequenos equipamentos de laboratório".

O procedimento prevê que um Estado seja voluntário para constituir a reserva, cujos produtos serão distribuídas entre os 27, conforme necessário. Será financiada em 90% pela Comissão Europeia e guardada por um ou mais Estados membros.

"O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência gerenciará a distribuição de equipamentos para garantir que ele chegue onde é mais necessário. O orçamento inicial alocado pela UE à reserva é de 50 milhões de euros, dos quais 40 milhões estão sujeitos à aprovação das autoridades orçamentárias", afirmou o Executivo europeu em comunicado à imprensa.

Estão em andamento três editais de licitação conjuntos, supervisionados pela Comissão: um lançado em fevereiro para proteção ocular e equipamento respiratório, o outro para respiradores e um terceiro que será lançado para equipamentos de laboratório.

mla/fmi/lch/mr