Topo

Coreia do Norte ameaça romper diálogo com EUA e critica Pompeo

30/03/2020 10h21

Seul, 30 Mar 2020 (AFP) - A Coreia do Norte ameaçou nesta segunda-feira cortar o diálogo com os Estados Unidos e criticou o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, depois que este pediu à comunidade internacional a manutenção das sanções contra o regime de Pyongyang.

Pompeo fez um apelo na semana passada à comunidade internacional para que mantenha "o compromisso de aplicar pressões diplomáticas e econômicas" contra a Coreia do Norte por suas atividades nucleares.

A imprensa estatal norte-coreana anunciou que o país testou com sucesso no domingo "lançadores múltiplos de foguetes de grande tamanho".

Desde que as atenções do mundo se voltaram para conter a propagação da pandemia de coronavírus, Pyongyang executou quatro testes militares.

Em um comunicado divulgado pela agência estatal norte-coreana KCNA, um alto funcionário que não teve o nome revelado chamou de "ridículas" as declarações de Pompeo.

"Escutar a ridícula declaração de Pompeo nos afasta de qualquer esperança de diálogo", afirmou a fonte, antes de destacar que a Coreia do Norte "seguirá seu próprio caminho".

A Coreia do Norte está submetida a múltiplas sanções do Conselho de Segurança da ONU ONU para tentar forçar o país a desistir dos programas nucleares e balísticos proibidos.

kjk/axn/me/zm/fp