PUBLICIDADE
Topo

Defesa antiaérea síria abate mísseis da 'aviação israelense'

31/03/2020 17h44

Damasco, 31 Mar 2020 (AFP) - A defesa antiaérea do Exército sírio foi ativada nesta terça-feira (31) após os disparos de mísseis da "aviação israelense" contra alvos no centro da Síria, informou a agência oficial Sana.

A agência não informa de que tipo de alvos de tratava na província de Homs, mas afirma que "a defesa antiaérea abateu certo número de mísseis antes de atingirem seus objetivos".

Desde o início do conflito na Síria, em 2011, Israel lançou vários ataques em solo sírio contra as forças do regime, mas também contra seus aliados, Irã e Hezbollah libanês, inimigos declarados do Estado hebreu.

"A aviação militar israelense disparou vários mísseis na direção do leste de Homs", informou uma fonte militar citada pela Sana, informando que os disparos foram efetuados do espaço aéreo do Líbano.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) também deu conta de ataques israelenses e afirmou que tinham como objetivo um aeroporto militar onde estão presentes forças iranianas.

Contatada pela AFP, uma porta-voz do exército israelense não quis comentar "informações de veículos estrangeiros".

O Estado hebreu, que poucas vezes confirma suas operações na Síria, reitera que não vai deixar a Síria nas mãos de Teerã.

O conflito sírio, que começou com a dura repressão por parte do governo de manifestações pacíficas pró-democracia, deixou mais de 380.000 mortos. Com os anos, transformou-se em uma guerra complexa na qual estão presentes grupos rebeldes e jihadistas, assim como forças estrangeiras.

bur-mam/tgg/tp/es/jz/mvv

Notícias