Topo

Forças afegãs prendem líder regional do Estado Islâmico

04/04/2020 16h19

Cabul, 4 Abr 2020 (AFP) - Forças afegãs prenderam o líder no país do grupo Estado Islâmico e outros 19 jihadistas, informaram autoridades neste sábado.

A Direção Nacional de Segurança (DNS) indicou em comunicado que Aslam Farooqi, conhecido como Abdullah Orakzai, foi preso com outros dois homens em uma "operação complexa".

Um representante da DNS que não quis ser identificado explicou à AFP que Farooqi foi o autor intelectual do ataque a um templo Sikh de Cabul ocorrido no mês passado, que deixou 25 mortos e cuja autoria foi reivindicada pelo EI.

Conhecido como Estado Islâmico em Khorasan (IS-K, sigla em inglês), o braço afegão do EI registrou baixas nos últimos meses por causa das operações das forças americanas e do talibã.

Em novembro, autoridades afegãs afirmaram que o IS-K havia sido completamento derrotado em Nangarhar, uma das províncias-chave do leste, onde o grupo estabeleceu seu primeiro reduto, em 2015. Desde então, reivindicou a autoria de atentados a bomba em todo o país.

Em seu comunicado, a DNS informou que Farooqi admitiu estar vinculado a "agências de inteligência regionais", uma clara referência ao Paquistão, país que o Afeganistão acusa de dar apoio a jihadistas e membros do talibã, o que Islamabad nega.

Forças americanas no Afeganistão não comentaram a prisão de Farooqi.

emh-wat/dw/jvb/af/lb