Topo

Isolada na Bolívia comunidade que sepultou sem segurança vítima da COVID-19

05/04/2020 22h05

La Paz, 6 Abr 2020 (AFP) - Uma comunidade rural da região central da Bolívia foi posta em isolamento total depois que se tomou conhecimento de que no local foi enterrada sem protocolos de segurança uma vítima do coronavírus, expondo seus moradores ao risco de contágio.

Punata, com 20.000 habitantes e que se caracteriza pela produção de chicha, bebida alcoólica típica da região, está a 47 km da cidade de Cochabamba, centro do país.

"A partir desse momento, o município de Punata será isolado. Serão fechados os mercados, as entidades financeiras e entramos em uma quarentena estrita, de no mínimo 15 dias, porque existindo uma forma irregular de enterrar uma pessoa com COVID-19, muitos estamos expostos a ser contagiados", destacou a prefeita Clary Mabel Montaño à imprensa.

O enterro de um homem de 68 anos, o primeiro de uma vítima da COVID-19 no departamento de Cochabamba, foi realizado na sexta-feira no cemitério de Punata sem o cumprimento de qualquer medida de biossegurança.

A vítima tinha sido internada em um hospital público para tratar uma doença prévia e testou negativo no teste rápido.

Depois acabou morrendo e o hospital liberou o corpo sem esperar o resultado do exame definitivo, enviado ao laboratório de Santa Cruz, que deu positivo para o coronavírus.

Meia centena de pessoas teria participado das cerimônias fúnebres.

Os protocolos estabelecem que os corpos devem ser colocados em bolsas de segurança e enterrados imediatamente, sem a presença de familiares.

"As autoridades souberam depois que o paciente tinha sido enterrado e soubemos pela imprensa, quando o Ministro (da Saúde, Aníbal Cruz) o anunciou", lamentou a prefeita.

O último boletim oficial registra na Bolívia 183 casos de coronavírus confirmados e 11 mortos.

gbh/mps/mvv