Topo

Trump anuncia acordo com 3M para entrega de milhões de máscaras

06/04/2020 23h44

Washington, 7 Abr 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira que fechou um acordo com o grupo 3M para a entrega de milhões de máscaras cirúrgicas nos próximos meses, diante da pandemia de coronavírus.

"Posso anunciar que hoje chegamos a um acordo amigável com a 3M para a entrega de 5,5 milhões de máscaras adicionais, a cada mês, de alta qualidade", disse Trump na coletiva diária sobre a pandemia realizada na Casa Branca.

"Portanto, receberemos 166,5 milhões de máscaras nos próximos meses para nosso pessoal de saúde, que está na primeira linha" do combate ao coronavírus.

Na semana passada, Trump invocou uma lei que data da Guerra da Coreia para requerer de maneira prioritária e excepcional a produção da 3M e destiná-la à "segurança do país".

Na sexta-feira, o grupo americano defendeu sua política de exportação e advertiu sobre as "importantes consequências humanitárias de cancelar a entrega de máscaras a trabalhadores de saúde no Canadá e na América Latina".

O acordo anunciado nesta segunda-feira "permitirá a 3M continuar enviando máscaras produzidas nos Estados Unidos ao Canadá e à América Latina, onde a 3M é o principal fornecedor", destacou o grupo em um comunicado.

Donald Trump comemorou que "a saga 3M" terminará de uma maneira "muito feliz".

cjc/la/lr