Topo

Trump e Biden finalmente discutem crise da COVID-19

06/04/2020 22h55

Washington, 7 Abr 2020 (AFP) - O pré-candidato democrata Joe Biden e o presidente republicano, Donald Trump, finalmente quebraram o gelo e conversaram por telefone, nesta segunda-feira, sobre a crise nacional provocada pela pandemia de coronavírus.

"Tivemos uma conversa realmente maravilhosa", centrada na pandemia, disse Trump em uma sessão informativa sobre o trabalho envolvendo o combate à pandemia.

"Me disse seu ponto de vista, que entendi completamente", destacou Trump, acrescentando que a conversa durante uns 15 minutos.

"Apreciei muito o telefonema dele", disse o presidente.

A diretora de comunicação de Biden confirmou que os dois líderes mantiveram "uma boa conversa".

Biden "compartilhou várias sugestões de ações" que a administração pode adotar "para abordar a atual pandemia de coronavírus", disse Kate Bedingfield no Twitter.

A ideia de que os possíveis rivais nas eleições de novembro troquem conselhos sobre a pandemia da COVID-19 e se mostrem unidos diante da nação dividida e angustiada tem sido algo discutido há dias.

O telefonema é um raro momento de unidade para o país sete meses antes das eleições presidenciais, e em meio a uma aterradora crise econômica e de saúde provocada pela pandemia.

Na semana passada, Trump disse que "adoraria falar com Biden" e acrescentou que "sempre" o achou "um bom tipo" de pessoa. Na quinta, Biden respondeu que estava "feliz por saber que atenderá" a chamada.

Mas se Trump esperou junto ao telefone durante todo o final de semana, ficou decepcionado.

"O que aconteceu com o telefonema que (Biden) disse aos de notícias falsas (mídia) que me faria?", escreveu Trump no Twitter.

O presidente voltou ao tom defensivo em relação a Biden, que tende a afirmar que está perdendo sua capacidade mental, e ao qual acusa de corrupção e chama de "Joe, o sonolento".

Diante do comentário de Biden de que o Partido Democrata poderia ter que realizar sua convenção para nomear o candidato oficial por videoconferência, depois de postergá-la de julho para agosto por causa do novo coronavírus, Trump insinuou que Biden estava fugindo de aparecer em público.

"Joe Biden queria que a Convenção Nacional Democrata fosse postergada. Agora, quer uma convenção 'virtual', na qual não tenha que se apresentar. Caramba, me pergunto o porquê", escreveu Trump no Twitter.

"Senhor presidente, espero que possamos nos reunir em Milwaukee (local da convenção), mas isso dependerá de que você dê um passo adiante e faça o que for necessário para enfrentar essa pandemia", replicou Biden na mesma rede social.

"Feliz em conversar em qualquer momento", acrescentou Biden.