Topo

Reino Unido doa 148 milhões de libras a países em desenvolvimento para combater coronavírus

11/04/2020 21h41

Londres, 12 Abr 2020 (AFP) - O governo britânico anunciou neste domingo (horário local, sábado no Brasil) que doará mais 200 milhões de libras aos países em desenvolvimento para combater a nova pandemia de coronavírus, a fim de "impedir que uma segunda onda mortal chegue ao Reino Unido" .

A ajuda será distribuída entre várias organizações britânicas ou internacionais, afirmou o Ministério do Desenvolvimento Internacional: 148 milhões de libras serão destinados à ONU - dos quais 65 serão destinados à Organização Mundial da Saúde (OMS) -; 50 milhões irão para a Cruz Vermelha Internacional e 20 milhões para outras ONGs internacionais e britânicas.

"O coronavírus não conhece fronteiras. Não seremos capazes de proteger efetivamente os britânicos se não ajudarmos os países em desenvolvimento a fortalecer seus sistemas de saúde", disse a Ministra do Desenvolvimento Internacional Anne-Marie Trevelyan.

O país, que impôs medidas de confinamento depois dos vizinhos, é um dos mais afetados pela pandemia na Europa. Cerca de 10.000 pessoas morreram no hospital de COVID-19, 917 das quais nas últimas 24 horas, de acordo com o saldo divulgado pelas autoridades neste sábado.

"Essa nova ajuda ajudará a impedir que o vírus infecte milhares de pessoas nos países mais pobres", acrescentou Trevelyan, que espera "acabar com essa pandemia mais cedo e impedir que novas ondas de infecção cheguem ao Reino Unido".

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recebeu essa "contribuição generosa" e aplaudiu a posição "forte" do Reino Unido, refletindo que "uma ameaça global exige uma resposta global".

"Estamos todos no mesmo barco, o que significa que proteger a saúde global ajudará a proteger a saúde dos britânicos", disse.

Em vez disso, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou cortar o financiamento dos EUA para a OMS, que ele acusa de ter sido tendenciosa a favor da China durante os estágios iniciais da pandemia.

cdu/jvb/mis/cc