Topo

Casa Branca classifica especulações sobre demissão de Dr Fauci como 'ridículas'

13/04/2020 16h47

Washington, 13 Abr 2020 (AFP) - A Casa Branca classificou nesta segunda-feira (13) como "ridículas" as especulações de que o presidente Donald Trump deseja demitir o principal especialista do governo para a crise de coronavírus, Anthony Fauci.

Os rumores de que Fauci poderia perder o cargo - como desejam partidários de direita de Trump - avançaram no domingo, quando o presidente retuitou uma crítica ao médico com a hashtag #FireFauci.

"Essa discussão na mídia é ridícula - o presidente Trump não está demitindo Fauci", disse o porta-voz da Casa Branca, Hogan Gidley, em um comunicado.

"O Dr. Fauci continua sendo um consultor de confiança do presidente Trump".

Fauci é considerado um dos nomes mais confiáveis do governo Trump na luta contra a pandemia.

Com experiência em crises de saúde semelhantes, Fauci vem sendo elogiado por suas declarações sensatas e apolíticas à imprensa.

Mas seu apoio contundente ao estrito distanciamento social e à paralisação de atividades não essenciais é criticado por republicanos. Para muitos a crise de COVID-19 é superestimada e danos à economia podem prejudicar a reeleição de Trump.

Teorias da conspiração nas mídias sociais sugerem que Fauci foi 'plantado' por democratas.

Gidley disse que o objetivo do retuíte de Trump foi se defender das "tentativas maliciosas da mídia" de atribuir ao governo uma resposta lenta à pandemia.

"Foram os democratas e a mídia que ignoraram o coronavírus", disse Gidley.

Trump, por sua vez, tomou uma "ação ousada e decisiva para salvar vidas americanas proibindo voos da China e da Europa".

Gidley não mencionou diretamente a decisão do presidente de incluir a hashtag #FireFauci.