Topo

Chef francês Ducasse afirma que é mais seguro comer em restaurante do que em casa

25/04/2020 12h31

Paris, 25 Abr 2020 (AFP) - Comer em um restaurante é provavelmente mais seguro do que comer em casa, afirma o chef francês com várias estrelas Michelin, Alain Ducasse, que pediu ao governo um "desconfinamento parcial dos restaurantes responsáveis".

"Hoje é melhor comer em um restaurante, que é cuidadoso, do que em casa onde alguém é obrigado a ir ao supermercado e onde todos tocam as frutas, se cruzam e não usam máscaras", declarou Ducasse à AFP.

"A retomada da atividade dos restaurantes será melhor em termos de segurança para a saúde", insistiu o chef, que conta com 17 estrelas Michelin, após uma reunião na sexta-feira entre o setor da restauração e o presidente Emmanuel Macron.

"Essa proposta foi ouvida pelo governo, precisa ser digerida, mas nossos dirigentes observaram uma conscientização", continuou.

Segundo Ducasse, os restaurantes franceses poderiam reabrir "entre 2 e 20 de junho" se a pandemia de coronavírus diminuir.

O governo francês indicou que tomará uma decisão sobre a data de reabertura no final de maio.

O Instituto Culinário da França, que defende o patrimônio gastronômico do país e cujo fundador é Ducasse, pediu em uma carta aberta ao presidente da República um "desconfinamento parcial da restauração responsável".

"Vamos em boa direção", estimou o chef.

Os cafés, bares e restaurantes na França estão fechados desde 15 de março, e a situação do setor "é catastrófica", alertou Ducasse.

neo/fg/cf/bc/es\aa