Topo

Hungria convoca embaixadores de países nórdicos

11/05/2020 12h17

Budapeste, 11 Mai 2020 (AFP) - A Hungria convocou nesta segunda-feira os embaixadores de cinco países nórdicos, acusando-os de espalhar informações falsas, depois que os diplomatas manifestaram preocupação com a situação da democracia no país.

O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, criticou os governos da Islândia, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia por "espalharem informações falsas".

Em 30 de março, o parlamento húngaro adotou uma lei controversa permitindo que o primeiro-ministro nacionalista Viktor Orban governasse até nova ordem por decreto sob um estado de emergência votado para combater a pandemia de coronavírus.

Ecoando inúmeras críticas internacionais, a secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic, declarou que um estado de emergência "de duração indefinida e sem controle não garante que os princípios fundamentais da democracia sejam respeitados".

Em um e-mail datado de 6 de maio, os ministros das Relações Exteriores dos cinco países nórdicos disseram "compartilhar essas preocupações", pois o "estado de direito deve prevalecer mesmo em uma situação de emergência".

"Os ministros" dos países nórdicos "sabem melhor do que os húngaros o que os húngaros querem?", replicou o ministro Szijjarto.

"Deixe que eles cuidem de seus próprios assuntos", acrescentou.

Desde seu retorno ao poder em 2010, Viktor Orban tem sido frequentemente criticado por organizações internacionais pela deriva autoritária observada na Hungria.

Budapeste rejeitou as críticas ao estado de emergência, afirmando que o parlamento húngaro pode a qualquer momento suspender as medidas excepcionais e que o estado de emergência será levantado assim que a pandemia terminar.

pmu/jza/bg/me/mr