Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataques no Afeganistão matam 37 pessoas, incluindo mães e dois bebês

Região oeste da capital Cabul é alvo de ataques constantes de terroristas, mas nenhum grupo assumiu autoria; Imagem ilustrativa - MOHAMMAD ISMAIL
Região oeste da capital Cabul é alvo de ataques constantes de terroristas, mas nenhum grupo assumiu autoria; Imagem ilustrativa Imagem: MOHAMMAD ISMAIL

da AFP, em Cabul

12/05/2020 10h14Atualizada em 12/05/2020 12h26

O Afeganistão vive hoje um dia sangrento, com dois ataques que deixaram pelo menos 37 mortos, um deles em um hospital na capital Cabul, e o outro, durante um funeral em Nangarhar, no leste do país.

Treze pessoas, incluindo dois recém-nascidos, morreram no ataque realizado por homens armados em um hospital de Cabul, anunciou um porta-voz do Ministério do Interior. "O balanço também inclui mães e enfermeiras", declarou Tareq Arian.

Mais de 100 pessoas foram ajudadas pelas forças de segurança afegãs durante uma operação de socorro que levou horas. Na operação, os bebês resgatados foram carregados por homens fortemente armados, embrulhados em cobertores.

O hospital possui uma importante maternidade e está localizado no oeste de Cabul, onde vive a minoria hazara. Eles são alvos frequentes de ataques de militantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques, segundo o Times Of India.

Essa onda de violência no Afeganistão coincide com a crise de saúde do coronavírus, que força a mobilização de militares por todo país para conter a propagação da pandemia. Um pediatra, que conseguiu fugir do hospital, disse à AFP que ouviu uma forte explosão na entrada do estabelecimento.

"O hospital estava cheio de pacientes e médicos, e houve um pânico total", explicou, pedindo para não ser identificado.

A maternidade do hospital é apoiada pela ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF). A organização confirmou pelo Twitter os ataques. "O Hospital Dasht-e-Barchi em Cabul, onde tem a @MSF maternidade, foi atacado. Explosões e tiros foram relatados. Esforços ainda estão em adamamento para evacuar os pacientes e funcionários", escreveu.

Ataque durante funeral

Uma hora depois, um homem-bomba matou pelo menos 24 pessoas durante o funeral de um comandante da polícia local em Nangarhar, segundo um porta-voz da província, Attaullah Khogyani.

Amir Mohamad, um dos 50 feridos no ataque, disse que milhares de pessoas estavam reunidas para o enterro, um evento que geralmente aglomera grandes multidões no Afeganistão.

Os insurgentes do Talibã negaram envolvimento nos dois ataques de hoje, que ocorreram um dia depois que quatro pessoas, incluindo um menino, ficarem feridas em uma série de explosões em um distrito do norte de Cabul.

Ataques com bombas, ou foguetes, cometidos por grupos como o Estado Islâmico, ou os talibãs, são frequentes no país.

Os insurgentes talibãs não reivindicaram, porém, a autoria de qualquer grande ataque em Cabul desde a assinatura de um acordo histórico com Washington no final de fevereiro. Neste pacto, os Estados Unidos prometeram uma retirada total das forças estrangeiras do Afeganistão dentro de 14 meses.

Os talibãs encerraram, por sua vez, os ataques às tropas do Estados Unidos e da Otan, um ponto incluído no acordo, mas redobraram a violência contra as forças afegãs. As negociações de paz entre os rebeldes e o governo de Cabul, programadas para 10 de março, outro ponto do acordo, ainda não começaram.