Topo

Represas transbordam no Michigan gerando alerta de inundações e milhares de evacuados

20/05/2020 13h43

Washington, 20 Mai 2020 (AFP) - Milhares de moradores foram evacuados no estado americano do Michigan nesta quarta-feira (20), quando duas represas transbordaram após fortes chuvas, fazendo com que as autoridades alertassem para inundações "históricas".

O governador Gretchen Whitmer declarou estado de emergência no condado de Midland, em Edenville e Sanford, onde estão localizadas as represas.

"Os moradores da área foram instruídos a evacuar imediatamente", disse Whitmer na noite de terça-feira, em um discurso no centro de atenção de emergências do estado.

O Serviço Meteorológico Nacional alertou sobre inundações repentinas que ameaçam a vida e pediu aos moradores da região que buscassem terrenos mais altos imediatamente.

Segundo Whitmer, a área central de Midland, uma cidade de aproximadamente 42.000 habitantes, poderia ser rapidamente inundada sob aproximadamente 2,7 metros d'água.

"Estamos antecipando um nível historicamente alto de água", enfatizou o governador.

Não estava claro se houve mortes pelas inundações iniciais, afirmou o jornal Detroit Free Press.

O desastre das inundações e a consequente evacuação são agravados pela pandemia de coronavírus, que obrigou os habitantes de Michigan, como todos os americanos, a manter o distanciamento social para evitar a propagação da doença.

Whitmer pediu aos evacuados em abrigos que usem máscaras faciais e mantenham o distanciamento social sempre que possível.

Vários rios no Michigan, estado do norte rodeado pelos Grandes Lagos, alcançaram um nível de potencial inundação na terça-feira após as intensas chuvas dos últimos dias, informou a Free Press.

O presidente Donald Trump planeja viajar na quinta-feira para o Michigan, um importante estado eleitoral, para visitar uma fábrica de automóveis que foi reutilizada para fabricar respiradores. A fábrica se encontra no sul do estado, próxima a Detroit.

mlm/dw/mls/lda\aa