Topo

Putin considera que Rússia já superou o pico da pandemia

26/05/2020 14h52

Moscou, 26 Mai 2020 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta terça-feira (26) a celebração em 24 de junho do grande desfile militar para comemorar o 75º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, marcado para 9 de maio e adiado pela pandemia de coronavírus, cujo pico da doença ele considera já superado pelo país.

"Ordeno o início dos preparativos para o desfile militar na capital russa e em outras cidades (...) Vamos fazê-lo no dia 24 de junho", disse Putin durante uma reunião com seu ministro da Defesa, Serguei Shoigu, transmitida pela televisão.

Previsto para o último 9 de maio, o desfile ocorreu de forma modesta por causa da pandemia: um desfile da força aérea, uma mensagem de Putin diante do túmulo de um soldado desconhecido e outra diante de um grupo militar no Kremlin.

O aniversário coincidia com o suposto pico da pandemia, com 10.000 novos casos por dia e os habitantes da maior parte do país confinados.

O presidente observou que a situação da pandemia de coronavírus "continua estável de forma geral no país, nas regiões e no exército".

"Segundo especialistas, podemos considerar que o pico já foi superado", afirmou.

Em uma reunião transmitida pela televisão, Putin ordenou ao ministro da Defesa, Serguei Choigu, que desse início aos preparativos para o desfile da vitória, escolhendo a data de 24 de junho. Ela é simbólica na Rússia, porque nesse dia, em 1945, o primeiro grande desfile ocorreu após a vitória sobre a Alemanha nazista.

Nesta terça-feira, o presidente russo ordenou que Shoigu "garanta os mais altos padrões de segurança para os preparativos para o desfile" em 24 de junho.

"O risco para todos os participantes deve ser mínimo ou, melhor ainda, descartado".

Quanto ao desfile do "regimento imortal", no qual os russos andam pelas ruas com o retrato de seus antepassados que participaram da guerra, será realizado no dia 26 de julho.

A data em que o desfile geralmente é realizado, 9 de maio, corresponde ao aniversário da rendição nazista assinada na noite de 8 de maio na Alemanha, mas - devido à diferença de fuso horário - já era dia 9 em Moscou.

O desfile da vitória, um grande evento patriótico no qual a Rússia mostra seu poder militar todos os anos, foi adiado este ano devido ao coronavírus.

O presidente chinês, Xi Jinping, e o francês, Emmanuel Macron, estavam na lista dos que assistiriam ao desfile em 9 de maio.

A Rússia, o terceiro país do mundo em número de infecções pelo coronavírus, registrou até esta terça-feira mais de 362.000 casos confirmados e 3.807 mortes por COVID-19.

Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 174 mortes no país. Segundo informações oficiais, 131.000 pessoas se curaram da COVID-19 no território russo.

A Rússia ocupa o terceiro lugar no mundo na quantidade de números de casos do novo coronavírus, depois dos Estados Unidos e do Brasil.

pop/tbm/lpt/mar-jvb/mb/mr/bn