Topo

Líderes mundiais pedem 'resiliência' e 'cooperação' após pandemia

28/05/2020 12h45

Nações Unidas, Estados Unidos, 28 Mai 2020 (AFP) - Cerca de 50 líderes mundiais pediram "resiliência" e "cooperação" no pós-pandemia, durante uma videoconferência na ONU realizada nesta quinta-feira (28), para tratar do financiamento para o desenvolvimento.

Estados Unidos, China e Rússia não participaram do evento.

O objetivo deve ser "não deixar ninguém para trás", enfatizou o chefe de governo italiano, Giuseppe Conte, durante a videoconferência organizada pelo Canadá e pela Jamaica.

"Precisamos ser inovadores" e "pensar fora da caixa", defendeu o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na mesma linha proposta pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e pelo jamaicano Andrew Holness.

As metas de desenvolvimento sustentável para 2030 "são mais cruciais do que nunca", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que pediu que "trabalhemos e lutemos juntos".

Os líderes atuais, como a alemã Angela Merkel e o francês Emmanuel Macron, consideraram a crise atual "uma oportunidade" para desenvolver uma economia "mais resiliente", favorecendo particularmente a luta contra as mudanças climáticas.

Macron lamentou as críticas ao multilateralismo, enfatizando que "a cooperação prevalece" para alcançar "saúde para todos", "apoiar os países mais frágeis" e promover ações a favor do meio ambiente e da biodiversidade.

O mundo pós-pandemia deve ser dominado pela "solidariedade, e não pelo lucro", disse o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado.

Enquanto isso, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esperar "uma melhor reconstrução", enfatizando que "devemos trabalhar juntos para além das fronteiras", de modo a evitar uma nova pandemia e fazer o mundo voltar ao seu curso.

prh/cjc/yow/lda/tt