Topo

"Tudo será diferente" após pandemia, com mundo "melhor ou pior", diz papa Francisco

30/05/2020 18h38

Cidade do Vaticano, 30 Mai 2020 (AFP) - "Tudo será diferente" após a pandemia do novo coronavírus, da qual a humanidade emergirá "melhor ou pior", alertou o papa Francisco em uma mensagem neste sábado à noite, em que pediu uma "sociedade mais justa e mais equitativa".

"Quando sairmos dessa pandemia, não poderemos continuar fazendo o que temos feito e como estávamos fizemos. Não, tudo será diferente", disse o sumo pontífice em uma mensagem de vídeo em espanhol, por ocasião do Pentecostes.

"Das grandes provas da humanidade, e entre eles a pandemia, se sai melhor ou pior. Não se sai da mesma forma", acrescentou, perguntando: "Como você quer sair? Melhor ou pior?"

"Precisamos que o Espírito nos dê novos olhos, abra nossas mentes e nossos corações para enfrentar este momento e o futuro com a lição aprendida: somos uma humanidade. Não nos salvamos sozinhos. Ninguém se salva sozinho. Ninguém", insistiu o Papa Francisco.

"Sabemos disso, sabíamos disso, mas essa pandemia que vivemos nos fez experimentar isso de uma maneira muito mais dramática. Temos diante de nós o dever de construir uma nova realidade", enquanto "hoje o mundo sofre, está ferido [...] ] especialmente nos mais pobres, que são descartados".

"Todo o sofrimento terá sido inútil se não construirmos uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais cristã, não de nome, mas na realidade", acrescentou, pedindo ações para "acabar com a pandemia da pobreza no mundo".

hba/cls/jvb/cc