Topo

Controles provocam longas filas de carros na fronteira franco-italiana

03/06/2020 07h54

Menton, França, 3 Jun 2020 (AFP) - Os controles para entrar na França pela Itália, que reabriu sua fronteira nesta quarta-feira (3), causaram longas filas no posto de fronteira de Menton, na Riviera Francesa.

"Temos uma situação um tanto complexa. Há uma reabertura total das fronteiras italianas, mas a situação não é idêntica no lado francês", explicou uma fonte policial.

No início da manhã, vários veículos tentavam entrar na França, saindo da Itália, mas os controles no lado francês ainda são muito rigorosos.

Para entrar na França, "no caso de um trabalhador italiano, você ainda deve fornecer uma justificativa de sua empresa e, se for um romeno em trânsito para a Espanha, deverá apresentar uma justificativa de sua empresa e uma comprovação de residência na Espanha", acrescentou a mesma fonte.

O governo francês é a favor da reabertura das fronteiras internas da União Europeia a partir de 15 de junho.

"Continuaremos a realizar controles até a reabertura da fronteira francesa", disseram as autoridades francesas.

Um mês após a retomada gradual das atividades, a Itália, um dos países da Europa mais afetados pela nova pandemia de coronavírus que deixou mais de 33.500 mortos, reabriu hoje suas fronteiras para turistas.

Nesta quarta, o governo também autoriza a livre-circulação entre as regiões, mas a proibição de grandes aglomerações e a obrigação de usar máscara em locais fechados e no transporte público permanecem.

ab-clr/meb/zm/tt