PUBLICIDADE
Topo

Alemanha lança plano de recuperação de 130 bilhões de euros

3.jun.2020 - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anuncia pacote de estímulos para minimizar efeitos da crise causada pelo novo coronavírus - Mika Schmidt-Pool/Getty Images
3.jun.2020 - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anuncia pacote de estímulos para minimizar efeitos da crise causada pelo novo coronavírus Imagem: Mika Schmidt-Pool/Getty Images

03/06/2020 20h07Atualizada em 03/06/2020 21h24

O governo alemão anunciou hoje a aprovação de um plano histórico de recuperação econômica de 130 bilhões de euros para os anos de 2020 e 2021, com o intuito de estimular a economia, fortemente afetada pela pandemia do novo coronavírus.

Entre as medidas anunciadas está a redução temporária do imposto ao valor agregado e a transferência de dívidas dos municípios para o âmbito federal.

Há também um subsídio de 300 euros por criança para as famílias e um aumento no valor recebido ao se optar por comprar um novo veículo elétrico, como forma de apoiar o setor automobilístico.

"Temos um plano de recuperação econômica, um plano para o futuro e, é claro, agora estamos lidando com nossa responsabilidade pela Europa e pela dimensão internacional", afirmou Merkel.

O prêmio pela compra de um veículo elétrico passará de 3 mil para 6 mil euros.

Esse plano de recuperação soma-se a outro plano milionário posto em prática no último mês de março, no auge da pandemia, para apoiar empresas e fazer empréstimos garantidos pelo Estado.

O governo tem como objetivo dar um novo apoio às empresas, já que a Alemanha viu a taxa de desemprego aumentar em 6,3% em maio e as empresas foram forçadas a demitir parcialmente mais de 11 milhões de trabalhadores desde março.

Coronavírus