Topo

Presidente do Turcomenistão lidera gigante desfile de bicicletas

03/06/2020 11h11

Ashkhabad, Turcomenistão, 3 Jun 2020 (AFP) - Milhares de turcomenos, incluindo funcionários públicos, acompanharam o presidente autoritário e excêntrico deste isolado país da Ásia Central em um traje esportivo em um gigantesco desfile de bicicletas por ocasião do Dia Mundial desse meio de locomoção.

Segundo a televisão estatal, o desfile reuniu 7.500 pessoas na capital, enquanto nas regiões também houve outras comemorações para marcar esta data estabelecida pelas Nações Unidas por proposta do Turquemenistão em 2018.

O presidente Gourbangouly Berdymukhamedov, de 62 anos, passeou pela capital Ashjabat, seguido por uma longa fila de funcionários em bicicletas, e inaugurou uma escultura com mais de 30 metros de altura em homenagem ao ciclismo, um componente importante da propaganda do Estado, que promove um estilo de vida saudável.

"Nosso objetivo é o bem-estar das pessoas, uma sociedade saudável e o desenvolvimento físico e espiritual harmonioso de todas as gerações", disse ele na cerimônia, sob aplausos.

O Turquemenistão, um dos países mais fechados do mundo, está oficialmente livre da pandemia de COVID-19 e não adotou medidas restritivas.

As celebrações foram realizadas sem máscaras.

Berdymukhamedov, que não tolera nenhuma oposição, aparece regularmente na televisão, dando aulas de esportes, ou como DJ.

al-cr/pop/alf/cac/mis/mb/mr