Topo

Trump continua obeso, mas sem efeitos colaterais por uso de hidroxicloroquina

03/06/2020 19h06

Washington, 3 Jun 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não sofreu efeitos colaterais pela controversa automedicação com hidroxicloroquina e goza de boa saúde, apesar de continuar obeso, anunciou a Casa Branca nesta quarta-feira (3), depois de realizar um exame médico anual.

O "presidente continua saudável", informou sua secretária de imprensa, Kayleigh McEnany, a jornalistas.

Segundo o parecer oficial do médico presidencial, Sean Conley, "não houve descobertas ou mudanças significativas a serem relatadas".

Trump pesa 110,6 kg, um pouco mais que no ano passado. Por sua altura, 1,91 m, ele se enquadra na definição de obeso, assim como no ano anterior.

O magnata, que de forma contrária às recomendações de muitos médicos promoveu o medicamento hidroxicloroquina como proteção válida contra a COVID-19, encerrou "o período de uso com segurança e sem efeitos colaterais", escreveu Conley.

Também continua testando negativo nos exames para o coronavírus realizados regularmente.

Ao longo do seu mandato, Trump sempre divulgou anualmente um relatório médico oficial. No entanto, o divulgado neste ano ocorreu em meio a especulações, depois que o presidente fez uma visita surpresa ao Hospital Walter Reed em novembro do último ano.

Seu exame médico anterior ocorreu em fevereiro de 2019. A Casa Branca disse que queria adiantar o exame deste ano, uma decisão incomum que levantou suspeitas na imprensa americana sobre se o magnata estava escondendo alguma condição médica.

O anúncio do teste deste ano nunca ocorreu, mas, segundo a carta de Conley, ocorreu em abril.

Trump era a pessoa mais velha a se tornar presidente dos Estados Unidos quando tinha 70 anos. Neste mês ele completa 74 anos, enquanto seu rival democrata nas eleições de novembro tem 77.

sms/ft/gfe/dga/bn/mvv