Topo

Bombardier vai demitir 2.500 funcionários

05/06/2020 12h00

Montreal, 5 Jun 2020 (AFP) - O grupo canadense Bombardier anunciou nesta sexta-feira que suprimirá cerca de 2.500 postos de trabalho devido ao impacto da pandemia de coronavírus em suas atividades.

"A Bombardier Aviation tomou a difícil decisão de reduzir sua força de trabalho em cerca de 2.500 funcionários. A maioria desses cortes afetará as atividades de fabricação no Canadá e será implementada progressivamente durante o ano 2020", afirmou o grupo em comunicado.

Esses cortes atingem cerca de 11% da mão de obra da empresa, que possui cerca de 22.000 funcionários.

O grupo explica que baseia sua decisão na "queda esperada nas entregas de aeronaves (do segmento de) negócios em todo o setor, de cerca de 30% em 12 meses devido à pandemia".

"A Bombardier deve ajustar suas atividades e efetivos para garantir que sairá da crise atual em uma base sólida", acrescentou a empresa.

"É uma questão de ajustar-se ao tamanho do mercado para ser competitivo", disse Mark Masluch, porta-voz da Bombardier, em entrevista à rádio pública Radio Canada.

A Bombardier perdeu cerca de US$ 2 bilhões no primeiro trimestre devido ao impacto da pandemia.

O grupo retirou-se da aviação comercial para se concentrar exclusivamente em aeronaves executivas. Além disso, vendeu seu ramo de transporte (ferroviário).

ast/mr/yow/mr

BOMBARDIER

ALSTOM