Topo

Reservas iranianas de urânio enriquecido superam quase oito vezes limite autorizado (AIEA)

05/06/2020 13h55

Viena, 5 Jun 2020 (AFP) - As reservas de urânio enriquecido do Irã excederam quase oito vezes o limite autorizado pelo acordo nuclear de 2015, que Teerã começou a descumprir em 2019, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta sexta-feira.

De acordo com as conclusões dos inspetores da AIEA, a quantidade acumulada por Teerã em 20 de maio era de 1.571,6 quilos de urânio enriquecido, em vez dos 202,8 quilos (ou 300 quilos de hexafluoreto UF6) autorizados.

A AIEA também expressou "profunda preocupação" com a falta de acesso a duas instalações iranianas, que a agência das Nações Unidas deseja inspecionar como parte de sua missão de verificar as atividades nucleares de Teerã.

A agência afirmou que, "com profunda preocupação, por mais de quatro meses, o Irã negou à agência o acesso a (...) duas instalações", segundo o relatório ao qual a AFP teve acesso.

Essas duas instalações estão entre as três que a agência relaciona à existência de material e atividades nucleares não declaradas no passado.