Topo

Bob Dylan diz que teve 'náusea' ao ver George Floyd 'ser torturado até a morte'

12/06/2020 15h34

Nova York, 12 Jun 2020 (AFP) - O lendário cantor americano de música folk Bob Dylan disse que sentiu náusea ao ver George Floyd, um homem negro, "ser torturado até a morte" por um policial branco em Minneapolis, em uma rara entrevista concedida ao "New York Times" e publicada nesta sexta-feira (12).

"Tive náusea ao ver George ser torturado até a morte desta maneira", contou Dylan, 79 anos, no dia seguinte à morte de Floyd, em 25 de maio, na única entrevista concedida fora de seu próprio site desde que ganhou o Nobel de Literatura, em 2016.

"Foi mais do que desagradável. Esperamos que haja justiça rapidamente para a família Floyd e para a nação", declarou Dylan, que se mudou para Minneapolis aos 18 anos, para estudar na Universidade de Minnesota.

Várias canções de Dylan nas décadas de 60 e 70, como "Hurricane" e "George Jackson", exploravam o ódio racial e a violência policial contra os negros nos Estados Unidos. O músico se prepara para divulgar nesta sexta-feira seu primeiro álbum de músicas originais em oito anos, "Rough and rowdy days".

Dylan disse que não pensa em sua própria morte, mas sim na morte da humanidade como espécie. "Penso na morte da raça humana. A longa e estranha viagem do macaco nu. Não quero tratar isso com leveza, mas a vida de todos é tão efêmera. Cada ser humano, não importa quão forte ou poderoso, é frágil quando se trata da morte. Penso nisso em termos gerais, não de uma maneira pessoal", afirmou.

lbc/llu/aa/lb