Topo

Ucrânia recebe 60 milhões de dólares em ajuda militar dos EUA

17/06/2020 14h50

Kiev, 17 Jun 2020 (AFP) - Os Estados Unidos entregaram US$ 60 milhões em ajuda militar à Ucrânia, incluindo mísseis antitanques, anunciou a diplomacia dos EUA nesta quarta-feira. Esta foi a primeira ajuda desde a suspensão desse tipo de cooperação, o que levou a um processo de impeachment contra Donald Trump.

Em julho de 2019, o presidente dos EUA congelou US$ 400 milhões em apoio militar à Ucrânia. Mais tarde, foi acusado de ter condicionado essa ajuda à investigação das autoridades ucranianas contra Joe Biden, seu adversário nas eleições presidenciais de novembro.

Depois que o escândalo estourou, um processo de impeachment começou contra Trump por abuso de poder, mas o presidente dos EUA foi absolvido em fevereiro pela maioria republicana no Senado.

Essas novas entregas para a Ucrânia incluem "rádios, munições e mísseis anti-tanque de dardo", disse a embaixada dos EUA em Kiev por sua conta no Facebook.

"Os Estados Unidos mantêm firmemente a Ucrânia para garantir sua soberania e integridade territorial diante da agressão russa", disse a embaixada.

osh/jbr/rco/tbm/lpt/bc/jz/cc

FACEBOOK