Topo

Cofundador da Netflix doa 120 milhões para universidades de tradição negra

18/06/2020 00h18

San Francisco, 18 Jun 2020 (AFP) - O cofundador e CEO da Netflix, Reed Hastings, e sua esposa Patty Quillin anunciaram nesta quarta-feira que doarão 120 milhões dólares para universidades tradicionalmente negras nos Estados Unidos.

"Nós dois tivemos o privilégio de uma boa educação e queremos ajudar mais estudantes, especialmente estudantes de cor, a ter o mesmo grande começo de vida", informou o casal em um comunicado.

Em meio a intensos protestos nos Estados Unidos contra a violência policial e o racismo sistêmico, muitas empresas adotaram ações públicas para apoiar o movimento Black Lives Matter.

Os 120 milhões dólares serão divididos igualmente entre Spelman, Morehouse College, duas universidades em Atlanta, e o United Negro College Fund.

O objetivo é financiar bolsas de quatro anos para novos alunos nos próximos 10 anos.

Essas universidades "têm resultados espetaculares e ainda estão em desvantagem em termos de doações financeiras. O capital branco geralmente é alocado principalmente para instituições brancas, perpetuando a diferença de capital", acrescentaram.

A Apple destinou recentemente 100 milhões dólares para combater o racismo, e o Google contribuirá com 275 milhões dólares para ajudar artistas afro-americanos no YouTube, a participar de financiamentos de pequenas empresas para pessoas da comunidade negra e outros projetos.

juj/cjc/mls/gma/lca

NETFLIX

GOOGLE

APPLE INC.