Topo

Líderes da UE expressam à China sua 'grande preocupação' com a lei sobre Hong Kong

22/06/2020 13h06

Bruxelas, 22 Jun 2020 (AFP) - Os líderes das instituições da União Europeia (UE) expressaram nesta segunda-feira (22) aos líderes chineses sua "grande preocupação" com os planos de aplicar uma nova lei de segurança em Hong Kong.

A lei de segurança nacional poderia "minar seriamente o princípio 'um país, dois sistemas' e o alto grau de autonomia de Hong Kong, que queremos que continue", disse a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, responsável pela discussão.

Von der Leyen e seu colega do Conselho Europeu, Charles Michel, expressaram sua opinião sobre a ex-colônia britânica transferida para a China em 1997, durante uma reunião virtual com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o presidente, Xi Jinping.

"Expressamos nossa grande preocupação com a proposta de lei de segurança nacional para Hong Kong", disse Michel em coletiva de imprensa, pedindo a Pequim que honre seus compromissos com "o alto grau de autonomia e liberdades garantidas em Hong Kong".

Para Von der Leyen, que garantiu que a UE está em contato com seus parceiros do G7, a aplicação desta lei em Hong Kong, cujo "sucesso" econômico depende de sua autonomia, pode ter "consequências muito negativas".

Após os gigantescos protestos no ano passado contra a influência de Pequim, o governo de Xi anunciou em maio uma lei de segurança nacional em Hong Kong, que a oposição democrática da ex-colônia vê como uma ferramenta para silenciá-la.

tjc/mb/aa