Topo

Prisão perpétua para mulher que planejava atentado na catedral de Londres

03/07/2020 11h30

Londres, 3 Jul 2020 (AFP) - Uma mãe solteira de 37 anos foi condenada nesta sexta-feira por um tribunal penal britânico à prisão perpétua, com o tempo mínimo de 14 anos em regime fechado, depois de planejar colocar uma bomba na catedral de St Paul em Londres.

Safiyya Amira Shaikh, cujo nome de nascimento era Michelle Ramsden, se converteu ao islã em 2007 antes de uma radicalização.

Ela pesquisou ativamente na internet como provocar o maior dano possível ao local turístico, um dos mais famosos da capital britânica.

De acordo com a promotora, Shaikh havia "expressado a intenção de cometer suicídio e matar o maior número possível de pessoas".

Moradora de Hayes, ao oeste de Londres, ela fez avaliou em setembro de 2019 os dispositivos de segurança da catedral e a possibilidade de introduzir uma bomba.

Mas o homem que ela acreditava que era seu cúmplice era na verdade um agente disfarçado. A polícia fez uma busca na casa da suspeita um mês depois.

Ela admitiu que estava preparando um ato terrorista e que havia publicado conteúdo terrorista na internet.

Quando ouvia a sentença, Shaikh sorriu e levantou o dedo indicador para o céu, o que é considerado um símbolo de lealdade ao grupo Estado Islâmico.

pau-acc/pc