Topo

Arábia Saudita abre inscrições para peregrinação de residentes estrangeiros

06/07/2020 14h23

Riade, 6 Jul 2020 (AFP) - A Arábia Saudita abriu nesta segunda-feira (6) as inscrições para a grande peregrinação aMeca de residentes estrangeiros, que constituem 70% dos apenas 1.000 fiéis autorizados a fazer o ritual este ano devido à COVID-19.

As autoridades sauditas decidiram no mês passado limitar para mil os fiéis que vivem no país que poderão fazer o hajj (a peregrinação) no final de julho, em comparação aos mais de 2,5 milhões do ano passado.

O Ministério da Peregrinação especificou hoje que os residentes estrangeiros, entre 20 e 65 anos e sem doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares, estão autorizados a se inscrever no site https://localhaj.haj.gov.sa.

O período de inscrição termina na sexta-feira.

Os 30% restantes são para cidadãos sauditas que serão escolhidos entre os profissionais de saúde e a equipe de segurança que se recuperaram do vírus, disse o ministério.

Os peregrinos terão que fazer testes de diagnóstico antes de chegar à cidade sagrada de Meca e terão que fazer quarentena em suas casas após o ritual, segundo as autoridades de saúde.

A decisão de excluir os peregrinos do exterior, pela primeira vez na história moderna do reino do deserto, provocou a decepção dos muçulmanos do mundo inteiro, apesar de muitos terem aceitado essa medida devido aos riscos de saúde relacionados ao coronavírus.

Até o momento, a Arábia Saudita registrou mais de 213.000 casos e cerca de 2.000 mortes por COVID-19.

bur-ac/mh/hj/af/mb/aa