Topo

Esse conteúdo é antigo

Índia supera 20 mil mortes por coronavírus

7.jul.2020 - Hospital de campanha recentemente organizado em Mumbai, na Índia, país que tem registrado aumento de casos do novo coronavírus - AFP
7.jul.2020 - Hospital de campanha recentemente organizado em Mumbai, na Índia, país que tem registrado aumento de casos do novo coronavírus Imagem: AFP

07/07/2020 08h10

A Índia superou hoje a barreira de 20 mil mortes atribuídas oficialmente à pandemia do novo coronavírus, que continua em propagação no país e levou Mumbai a abrir quatro novos hospitais de campanha.

A epidemia é particularmente agressiva nas grandes cidades indianas de Mumbai, Nova Déli e Madras.

De acordo com os especialistas, o pico da epidemia não será alcançado antes de várias semanas, apesar de dois meses de confinamento (do fim de março até o início de junho).

Na aglomeração de Mumbai, que representa sozinha quase 25% das 20.160 mortes por covid-19 registradas na Índia, as autoridades inauguraram nesta terça-feira quatro hospitais de campanha adicionais — um deles com 700 leitos, construído em um hipódromo — para receber pacientes.

As novas infraestruturas acrescentam 3.500 leitos à megalópole de 20 milhões de habitantes, onde os hospitais tradicionais estão saturados há várias semanas pelo grande fluxo de enfermos.

O município reivindicou vários espaços públicos nos últimos meses para transformá-los em instalações de saúde.

A Índia se tornou ontem o terceiro país do mundo em número de casos declarados, superando a Rússia e atrás dos Estados Unidos e Brasil.

O país de 1,3 bilhão de habitantes tem, até o momento, 719.665 casos confirmados de covid-19.

Apesar do fim do confinamento no início de junho, muitas restrições de saúde permanecem em vigor na segunda nação mais populosa do planeta.

Os voos internacionais estão proibidos desde março.