Topo

Governador regional é preso na Rússia por assassinatos

09/07/2020 15h00

Moscou, 9 Jul 2020 (AFP) - O governador da região russa de Jabarovsk, no Extremo Oriente, foi preso nesta quinta-feira (9) por assassinatos e tentativas de assassinato em um caso do início dos anos 2000, anunciou o Comitê de investigação russo.

Serguei Fourgal, de 50 anos, eleito em 2018 pelo partido nacionalista LDPR, "é o organizador de tentativas de assassinatos e assassinatos de vários empresários", afirmou o Comitê de investigação em um comunicado e acrescentou que os fatos remontam a 2004-2005.

O Comitê afirma que a investigação tem como alvo "um grupo criminoso organizado envolvido no planejamento e execução de diversos crimes particularmente graves" na região de Jabarovsk e na vizinha de Amur.

O Comitê de investigação publicou o vídeo da prisão de Serguei Fourgal, mostrando vários homens mascarados e com roupas militares que rodeavam o veículo em que estava o governador, enquanto o algemaram e colocaram em seu veículo.

Outros quatro suspeitos foram presos anteriormente por seu envolvimento nesse grupo criminoso, acrescentou o Comitê de investigação. Além disso, afirmou que contou com o "apoio operacional" dos serviços especiais russos (FSB).

Preso perto de sua casa, de acordo com as autoridades regionais, Serguei Fourgal foi transferido para Moscou, informaram as agências de notícias russas.

O tribunal Basmanny de Moscou pode decidir na sexta-feira sobre uma possível prisão de Fourgal "em caso de recebimento de seu arquivo", declarou à AFP a porta-voz desta instância judicial, Irina Morozova.

Seu partido LDPR, que considerou o caso como "político", ameaçou abandonar o Parlamento e fazer com que outros governadores renunciem, como ato de solidariedade com o detido.

tbm-pop-as/mp/aml/sg/eg/mb/aa