Topo

Veneza testa com sucesso novo sistema de diques

10/07/2020 14h57

Roma, 10 Jul 2020 (AFP) - Veneza testou com sucesso nesta sexta-feira um novo sistema de diques móveis para proteger a cidade de inundações, que deverá estar totalmente operacional no fim de 2021.

Durante o teste geral, ao qual assistiu o premier italiano, Giuseppe Conte, foram levantadas as 78 comportas que deverão proteger a cidade das marés altas.

O sistema de "impermeabilização" de Veneza, conhecido como Mose, tem o objetivo de proteger o patrimônio artístico da cidade. Trata-se de um projeto milionário e polêmico elaborado por um grupo de empresas privadas liderado pela Fiat e que poderá entrar em funcionamento no fim do ano.

O sistema foi idealizado nos anos 1980, mas só começou a ser contruído em 2003. Ele deveria ter ficado pronto há três anos, mas as obras atrasaram devido a escândalos de corrupção. Até agora, custou cerca de 7 bilhões de euros.

Obra ambiciosa de engenharia, o sistema fechará a entrada do mar e evitará as inundações na cidade, formada por 118 ilhas. A barreira pode ser levantada em 30 minutos e desaparecer totalmente sob a àgua quando não estiver ativada, uma estrutura única no mundo.

A célebre cidade bizantina, uma das mais turísticas do mundo, afundou quase 30 centímetros em um século. A maioria dos sistemas naturais de proteção se debilitou, devido, entre outros motivos, ao rápido desenvolvimento industrial das localidades vizinhas.

Os ambientalistas, contrários ao projeto, voltaram a protestar hoje, por considerarem que o sistema já é antigo e não leva em conta que o fenômeno "acqua alta" agravou-se com as mudanças climáticas.

bur-kv/pc/lb