Topo

África do Sul volta a impor toque de recolher por recidiva do coronavírus

12/07/2020 17h27

Joanesburgo, 12 Jul 2020 (AFP) - O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, voltou a impor o toque de recolher noturno e suspendeu a venda de álcool para enfrentar uma recidiva do novo coronavírus, que pode saturar o sistema sanitário.

"À medida que avançamos para o pico de infecções, é vital não sobrecarregar nossas clínicas e hospitais com lesões relacionadas ao álcool, que poderiam ter sido evitadas", disse Ramaphosa, em um discurso à nação, transmitido pela televisão.

Para reativar a economia, o governo decidiu em maio suspender as restrições impostas em março e voltou a permitir a venda de bebidas alcoólicas para consumo doméstico, o que voltou a proibir agora.

O toque de recolher será aplicado entre as 21h e as 04h a partir da segunda-feira. As visitas a familiares também estarão proibidas.

Segundo o presidente sul-americano, nas últimas semanas foram registradas pelo menos 12.000 infecções diárias - até 500 por hora - cifras que põem em risco de sobrecarga o sistema de saúde do país.

"Agora há evidências claras de que a retomada da venda de álcool resultou em uma pressão considerável nos hospitais, incluindo os traumatismos e as unidades de terapia intensiva, devido a acidentes automobilísticos, violência e traumas induzidos pelo álcool", disse Ramaphosa.

A África do Sul registrou até agora 264.184 casos do novo coronavírus e 3.971 falecimientos.

mgu-sn/jh/pc/mis/mvv