PUBLICIDADE
Topo

EUA anunciam primeira execução federal em 17 anos

14/07/2020 11h12

Washington, 14 Jul 2020 (AFP) - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (14) a primeira execução federal no país em 17 anos, depois que a Suprema Corte autorizou o procedimento.

"Daniel Lewis Lee foi executado com uma injeção letal", anunciou a penitenciária da localidade de Terre Haute, em Indiana, onde o condenado estava detido.

Lee, que era um supremacista branco, foi condenado à pena capital pelo assassinato de uma criança e seus pais em 1996 durante um roubo para obter recursos para a "república dos povos arianos".

Em suas últimas palavras, Lee alegou inocência, de acordo com um jornal local que acompanhou a execução.

"Vocês estão matando um homem inocente", disse Lee, de acordo com o jornal "The Indianapolis Star".

A execução de Lee estava prevista para segunda-feira, mas a juíza distrital Tanya Chutkan ordenou a suspensão da aplicação da sentença para permitir impugnações aos protocolos da injeção letal, que também será aplicada a outros três condenados à morte por crimes federais.

O Departamento de Justiça apresentou uma apelação imediata à sentença de Chutkan, e a Suprema Corte deu razão ao governo federal durante a madrugada de terça-feira.

O governo do presidente Donald Trump anunciou em julho de 2019 que a administração federal voltaria a aplicar a pena capital, encerrando uma moratória que estava em vigor desde 2003.

cl-an/dga/fp/tt