Topo

China diz que EUA 'enganou' o Reino Unido sobre a Huawei

15/07/2020 09h27

Pequim, 15 Jul 2020 (AFP) - A China criticou nesta quarta-feira (15) a decisão do Reino Unido de retirar o equipamento da empresa Huawei de sua rede de internet 5G e disse que Londres se deixou "enganar" pelos Estados Unidos.

O governo britânico decidiu na terça-feira excluir antes de 2027 todo o material da gigante tecnológica chinesa de sua rede 5G, a nova geração da internet móvel.

Os Estados Unidos imediatamente elogiaram a decisão.

No entanto, a China alertou que "tomará uma série de medidas para defender os interesses legítimos das empresas chinesas", disse à imprensa a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

"Terão que pagar um preço" por esta decisão, afirmou sem dar mais detalhes.

A Casa Branca, que acusa a Huawei de espionar em nome de Pequim, comemorou na terça-feira a decisão de Londres, que "reflete um crescente consenso internacional de que a Huawei e outros atores representam uma ameaça à segurança nacional porque permanecem em dívida com o Partido Comunista Chinês", disse em um tuíte Robert O'Brien, assessor de Segurança Nacional do presidente Donald Trump.

A porta-voz da China acusou Londres de agir "em coordenação com os Estados Unidos para discriminar, reprimir e eliminar a Huawei".

lxc/lth/bar/ehl/pz/pc/zm/aa