Topo

Rei Salman, de Arábia Saudita, preside reunião do hospital

22/07/2020 09h47

Riade, 22 Jul 2020 (AFP) - O rei Salman, da Arábia Saudita, presidiu uma reunião do Gabinete de Ministros por videoconferência na noite de terça-feira (21), direto do hospital - anunciou a agência oficial de notícias SPA.

Ele foi internado na segunda, devido a uma inflamação da vesícula.

"O conselho de ministros realizou sua reunião [periódica] por videoconferência, sob a presidência do rei Salman ben Abdel Aziz, de seu local de hospitalização", disse a SPA.

O soberano saudita agradeceu "a todos que quiseram saber sobre seu estado de saúde", acrescentou a agência saudita.

O encontro foi dedicado aos preparativos para a grande peregrinação a Meca, que começa em 29 de julho deste ano, com um número muito limitado de pessoas devido à pandemia de coronavírus.

O rei Salman, de 84 anos, foi internado no hospital especializado King Faisal em Riad, na segunda-feira.

O governo quase nunca fornece informações sobre a saúde do monarca, que desde 2015 dirige o país, o principal exportador mundial de petróleo e a maior economia árabe.

Desde a crise de saúde causada pela pandemia da COVID-19, o soberano saudita, um dos líderes mais antigos da região, quase nunca aparece em público.

Mas continuou a presidir as reuniões semanais do conselho de ministros por videoconferência.

Sob o reinado do rei Salman, a Arábia Saudita lançou reformas econômicas para enfrentar a era pós-petróleo. Também reforçou sua política externa e entrou em guerra contra os rebeldes do Iêmen, apoiados pelo Irã.