Topo

Esse conteúdo é antigo

Quase 100 mortos após ingestão de álcool clandestino na Índia

Familiares junto a paciente em hospital de Tarn Taran, na Índia, após supostamente ter ingerido álcool clandestino - Narinder Nanu/AFP
Familiares junto a paciente em hospital de Tarn Taran, na Índia, após supostamente ter ingerido álcool clandestino Imagem: Narinder Nanu/AFP

02/08/2020 13h42

Quase 100 pessoas morreram após a ingestão de álcool produzido em destilarias clandestinas no estado de Punjab, na Índia, informaram autoridades neste domingo (2).

A polícia prendeu 25 pessoas supostamente envolvidas na tragédia que começou na semana passada, informou a agência de notícias Press Trust.

A cada ano, centenas de pessoas morrem no país devido ao álcool produzido em destilarias clandestinas, vendido por apenas 10 rúpias (13 centavos de dólar) por litro.

Os 98 mortos incluem 75 óbitos na cidade de Tarn Taran, em Punjab, disse Kulwant Singh, vice-comissário da administração regional.

"Algumas famílias se negam a dar detalhes sobre os mortos e até os queimaram. Chegamos a esse número depois de compilarmos as informações", disse Singh à agência de notícias AFP.

O primeiro-ministro do estado de Punjab, Amarinder Singh, disse na sexta-feira que ordenou uma investigação sobre as mortes e que "ninguém considerado culpado será perdoado".

Este caso ocorre depois que as autoridades do estado de Andhra Pradesh, no sudeste do país, anunciaram na sexta-feira a morte de nove pessoas que consumiram gel hidroalcoólico.

As vítimas beberam o antibactericida como substituto do álcool, cuja venda foi restringida durante o confinamento imposto pela pandemia de coronavírus.

Cerca de 5 bilhões de litros de bebidas alcoólicas são consumidos a cada ano na Índia, sendo 40% fabricados ilegalmente, de acordo com a Associação Indiana de Bebidas Espirituosas e Vinhos.