Topo

Costa leste americana se prepara para receber fenômeno Isaías, que se converte novamente em furacão

03/08/2020 22h18

Miami, 4 Ago 2020 (AFP) - O fenômeno climático Isaías se converteu novamente em furacão nesta segunda-feira, enquanto seguia para os estados da Carolina do Norte e do Sul, na costa leste dos Estados Unidos.

O furacão, de categoria 1, que avançava na noite de hoje cerca de 100 km a sudeste de Charleston, Carolina do Sul, tinha ventos de 120 km/h, cuja velocidade aumentou ao longo do trajeto. Meteorologistas estimam que o fenômeno tocará a terra esta noite como furacão, "e são esperados fortes ventos e chuvas torrenciais", informou o Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami, segundo o qual Isaías atingirá as proximidades da fronteira entre as duas Carolinas, podendo causar inundações de 1,5 metro.

Em seguida, Isaías seguirá percorrendo a costa leste dos Estados Unidos, com fortes chuvas, que deverão causar inundações e ventos de tempestade em Washington, Filadélfia e Nova York amanhã. Os residentes em áreas de risco "devem tomar as medidas necessárias para proteger suas vidas e propriedades e evitar condições perigosas em potencial", alertou o CNH.

O presidente Donald Trump anunciou que emitiu declarações de emergência para a Flórida e as Carolinas, a fim de liberar verbas federais. "Todos devem permanecer em alerta", pediu, em entrevista coletiva. "Sugiro a todos que sigam as orientações das autoridades estaduais e locais", indicou, assinalando que as mesmas foram "muito precisas até o momento".

- 'Lembrem-se de manter o distanciamento' -As duas Carolinas sofrem com uma nova onda de coronavírus, enquanto os Estados Unidos lutam para conter a propagação da doença. "Na Carolina do Norte, a maioria sabe o que fazer", afirmou neste domingo o governador do estado, Roy Cooper.

"Levem seu equipamento de emergência, sigam as ordem das autoridades, permaneçam em locais seguros e não dirijam em estradas alagadas. Mas desta vez, incluam máscaras e álcool em gel no equipamento de emergência e lembrem-se de manter o distanciamiento social", assinalou Cooper.

Até 150 soldados da Guarda Nacional foram mobilizados para ajudar nas ações prévias à tempestade, e permanecerão a postos depois, se for necessário, assinalou o governador.

Isaías foi reduzido de furacão de categoria 1 para tempestade tropical após se aproximar da Flórida sem causar danos. Antes, passou como furacão pelo Caribe e deixou um morto em Porto Rico, território americano. O fenômeno provocou, ainda, danos menores em República Dominicana e Bahamas.

bur/GM/lda/mls/rsr/lb