Topo

Especialistas da ONU pedem investigação independente sobre explosão em Beirute

13/08/2020 18h31

Genebra, 13 Ago 2020 (AFP) - Especialistas dos direitos humanos da ONU pediram nesta quinta-feira (13) uma investigação independente e rápida sobre a explosão que arrasou Beirute e mostraram preocupação pela "impunidade" que beneficia as autoridades libanesas.

Este grupo de especialistas também pediu que o Conselho de direitos humanos da ONU, com sede em Genebra, realize uma reunião especial em setembro sobre o tema, um pedido incomum.

Estes especialistas trabalham para a ONU e fazem relatórios a pedido da entidade, mas não falam em seu nome.

O presidente libanês, Michel Aoun, rejeitou a possibilidade de uma investigação independente sobre a explosão no porto de Beirute.

"Apoiamos os pedidos pela abertura de uma investigação rápida, imparcial, crível e independente, sustentada pelos princípios dos direitos humanos", pediram estes 38 especialistas em uma declaração conjunta.

A investigação permitiria explorar todos as falhas sistêmicas das autoridades e das instituições libanesas no âmbito da proteção dos direitos humanos.

"Nos preocupa o nível de irresponsabilidade e de impunidade que prevalece dentro de uma catástrofe humana e ambiental desta envergadura", completaram.

rjm/dl/avz/bl/am