Topo

Acidente ferroviário fatal na Escócia se deve a deslizamento de terra

14/08/2020 17h20

Londres, 14 Ago 2020 (AFP) - Um trem de passageiros que descarrilou na Escócia no começo da semana, matando três pessoas, saiu dos trilhos após atingir um deslizamento de terra. Essa é a conclusão da RAIB, a agência governamental responsável por investigar acidentes ferroviários, divulgada nesta sexta-feira (14).

O trem deixou a cidade de Aberdeen às 06:38 (05:38 GMT) da quarta-feira com destino a Glasgow e por volta das 9:40 descarrilou perto de Stonehaven, cerca de 25 km ao sul, em uma área atingida por fortes chuvas que levaram a inundações e deslizamentos de terra.

O maquinista, outro agente ferroviário e um passageiro morreram e seis pessoas foram hospitalizadas com ferimentos leves, enquanto quatro bombeiros ficaram feridos no combate ao incêndio que se seguiu. Só havia nove passageiros na viagem, por causa das restrições impostas pela pandemia.

Segundo a RAIB, o condutor foi notificado sobre um deslizamento de terra logo após passar por Stonehaven e então tentou retornar à Aberdeen. Foi quando colidiu com outro deslizamento que cobria os trilhos e, após 90 metros, bateu no parapeito de uma ponte e os vagões foram caindo.

O ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, solicitou à Network Rail, que administra a rede ferroviária britânica, um relatório sobre a segurança da rede.

cdu/thm/mr/eb/bl/ic