Topo

Furacão Sally ameaça o sul dos EUA enquanto Paulette ganha força ao atravessar Bermudas

14/09/2020 21h56

Miami, 15 Set 2020 (AFP) - O furacão Sally se fortaleceu para atingir a categoria 2 no Golfo do México, ameaçando nesta segunda-feira (14) os estados americanos do sul dos Estados Unidos, como Alabama, Louisiana e Mississippi, enquanto o furacão Paulette ganha força no meio do Atlântico depois de chegar nas ilhas Bermudas, segundo meteorologistas.

O National Hurricane Center (NHC), com sede em Miami, informou que Sally acumulava ventos máximos sustentados de cerca de 160 km/h no Golfo do México.

Às 21h00 GMT (18h00 de Brasília), o olho do furacão estava localizado a 230 km a sudeste de Biloxi, Mississippi, e avançava em direção ao oeste-noroeste a 9 km/h.

Espera-se que toque terra nesta terça-feira à noite ou na quarta-feira pela manhã.

"Prevê-se um fortalecimento adicional esta noite e na terça-feira cedo e espera-se que Sally seja um furacão perigoso quando se mover até a costa", alertou o NHC, usando uma linguagem que refere-se a uma tempestade de categoria 3 ou superior quando chegar ao continente.

Enquanto isso, Paulette, que se transformou em furacão no sábado, soprava nesta segunda-feira com ventos máximos de 170 km por hora sobre as ilhas Bermudas, território britânico no Atlântico, acrescentou a entidade em outro boletim.

Espera-se que Paulette ganhe força de furacão de categoria 3, em uma escala de no máximo 5, depois de atingir as ilhas Bermudas nesta segunda-feira. Depois de passar pelas ilhas, não deve chegar a outro espaço em terra.

Imagens de satélite mostraram as Bermudas completamente no centro do furacão, com nuvens de tempestade girando em torno dele.

O governador deste estado, John Bel Edwards, disse que Sally poderia afetar a parte sudeste da Louisiana e pediu aos moradores que se preparassem. "Sejam inteligentes e fiquem seguros", tuitou.

Os governadores do Alabama e Mississippi declararam estado de emergência. Tate Reeves, do Mississippi, disse que o furacão Sally deve atingir a região de Biloxi às 2h locais na quarta-feira.

"As previsões de ondas ciclônicas continuam sendo uma preocupação, podendo chegar a entre 1,5 e 2,4 metros", escreveu Reeves.

"Continuamos muito preocupados com a quantidade de chuva", acrescentou, detalhando que algumas áreas podem receber até 50 centímetros de chuva.

A tempestade Sally se formou ao passar pelo sul da Flórida, onde produziu fortes chuvas no fim de semana.

Também nesta segunda-feira, no Atlântico uma depressão tropical tornou-se a tempestade tropical Vicky, a vigésima a ser nomeada em uma temporada excepcionalmente ativa que gerou tempestades em tempo recorde.

Além de Sally, Paulette e Vicky, o NHC também monitora a tempestade tropical Teddy, uma depressão tropical remanescente da tempestade René e dois fenômenos, um dos quais também atinge o Golfo do México.

cl/ft/lm/rsr/jc/bn