Topo

Esse conteúdo é antigo

Erdogan chama Macron de 'ambicioso incapaz' por apoio da França à Grécia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan - Adem Altan/AFP
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan Imagem: Adem Altan/AFP

17/09/2020 11h38

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, investiu contra o presidente francês, Emmanuel Macron, hoje, chamando-o de "ambicioso incapaz", por causa de seu apoio à Grécia na crise entre ela e a Turquia no Mediterrâneo oriental.

Em uma videoconferência com as lideranças locais de seu partido, o presidente turco justificou sua ambiciosa política externa e atacou, em particular, o chefe de Estado francês.

"Por que a Turquia está na Síria, na Líbia, no leste do Mediterrâneo? Alguns se perguntam (...) Se a Turquia abandonar tudo, a França vai conseguir se livrar da desordem que o ambicioso incapaz que a lidera provocou e adotar uma política de bom senso?", alfinetou.

As relações entre Paris e Ancara têm-se deteriorado consideravelmente nas últimas semanas, devido ao claro apoio dado pela França à Grécia em seu conflito com a Turquia no Mediterrâneo Oriental.

A Turquia reivindica seu direito de explorar depósitos de hidrocarbonetos em uma zona marítima que Atenas considera estar sob sua soberania. Ambos os países deram demonstrações de força, com declarações marciais, manobras militares e o envio de diferentes tropas para a área.

A França manifestou muito claramente seu apoio à Grécia, mobilizando navios de sua Marinha e aviões de combate na região. A iniciativa foi duramente denunciada pelo presidente turco.

O tom entre ambos sofreu uma escalada na semana passada, quando Macron declarou que "o povo turco, que é um grande povo, merece algo mais", em uma alusão velada aos atos do governo turco e suas consequências.