Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Guatemala tem diagnóstico confirmado para covid-19

Alejandro Giammattei é mais um governante com covid-19 - Johan Ordonez/AFP
Alejandro Giammattei é mais um governante com covid-19 Imagem: Johan Ordonez/AFP

18/09/2020 13h34

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou hoje que contraiu a covid-19 e que estará isolado trabalhando por videoconferências.

Giammattei, de 64 anos, teve diagnóstico positivo na noite de ontem para o coronavírus, que deixou 84.344 casos e 3.076 mortos desde março no país, segundo disse por telefone à Rádio Sonora.

"É o sexto teste de coronavírus que faço ao longo desta pandemia e resultou positivo", declarou o governante, um médico de formação que sofre com esclerose múltipla há mais de 40 anos que lhe obriga a usar muletas.

"Estamos, bendito seja Deus, muito bem", acrescentou o presidente, ao confirmar que continuará seu trabalho remotamente.

Giammattei anunciou que nas próximas horas informará à população sobre os sintomas que apresenta e o processo que seguirá em um discurso à nação.

Guatemala, um país de cerca de 17 milhões de habitantes, registrou o primeiro caso de covid-19 em 13 de março, o que levou Giammattei a fechar as fronteiras, restringir a mobilidade e ordenar confinamentos obrigatórios parciais.

O país abriu todas as suas fronteiras nesta sexta-feira, mas para entrar as pessoas devem apresentar um teste PCR negativo da covid-19, exceto os guatemaltecos nas travessias terrestres.