Topo

Johnson & Johnson inicia a última etapa de testes clínicos de vacina contra covid-19

23/09/2020 11h01

Nova York, 23 Set 2020 (AFP) - O laboratório Johnson & Johnson se tornou nesta quarta-feira o quarto grupo farmacêutico a iniciar a fase 3 de testes clínicos de sua vacina experimental contra a covid-19 nos Estados Unidos.

Em caso de resultados positivos, a empresa espera conseguir apresentar uma solicitação de autorização de emergência à Agência de Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) no início de 2021, segundo um comunicado.

O teste da Johnson & Johnson terá a participação de 60.000 voluntários de três continentes, que receberão apenas uma dose.

A empresa de biotecnologia Moderna foi a primeira nos Estados Unidos, em julho, a iniciar a fase 3, que consiste em medir a eficácia do produto em grande escala com milhares de voluntários. Em seguida vieram Pfizer e sua sócia BioNTech e depois a AstraZeneca.

Anthony Fauci, diretor do Instituto Americano de Doenças Infecciosas, afirmou em um comunicado que é um fato "sem precedentes" que quatro vacinas experimentais estejam em uma fase tão avançada apenas oito meses depois da identificação do novo coronavírus.

"É provável que várias formas de vacinação sejam necessárias para atender às necessidades globais", alertou Fauci.

A Johnson & Johnson, que anunciou o compromisso de distribuir a vacina sem obter lucro, enfatizou que "continuará aumentando sua capacidade de produção" para poder entregar um bilhão de doses da vacina por ano.

jum/lo/sdu/dga/yow/fp

JOHNSON & JOHNSON

ASTRAZENECA

PFIZER