Topo

Finanças da realeza britânica sofrem com a pandemia

24/09/2020 20h46

Londres, 24 Set 2020 (AFP) - As finanças da rainha Elizabeth II registraram perdas de 15 milhões de libras, quase 19 milhões de dólares, devido à pandemia da covid-19, anunciou nesta quinta-feira (24) a casa real britânica, garantindo que não irá recorrer a dinheiro público para sanear as contas.

O orçamento da casa real, que cobre os gastos oficiais da soberana e a manutenção dos palácios reais, foi de 82,4 milhões de libras (105 milhões de dólares) até março de 2020, de acordo com um relatório financeiro apresentado nesta quinta-feira.

Mas, justamente em março, o Reino Unido impôs um confinamento contra o coronavírus, o que atingiu duramente as finanças reais, que ficaram sem as importantes receitas geradas pelas visitas turísticas aos palácios.

Apesar da suspensão da quarentena, nem todas as instalações foram reabertas ao público, muito menos numeroso pós-pandemia.

Neste cenário, o tesoureiro da rainha Elizabeth, Michael Stevens, calculou que o orçamento central da casa real sofrerá perdas de 15 milhões de libras nos próximos três anos.

Stevens, porém, deixou claro que, em um momento em que milhões de pessoas sofrem com reduções de renda ou com o desemprego, a casa real não irá pedir aos contribuintes para que cubram o déficit.

"Não temos a intenção de pedir financiamento adicional e tentaremos gerir o impacto através de nossos próprios esforços", garantiu aos jornalistas.

A casa real britânica já congelou os salários de seus funcionários, não realiza novas contratações e "busca ativamente cortar gastos não essenciais", disse uma fonte na monarquia.

jit-acc/es/am

NETFLIX