Topo

Esse conteúdo é antigo

Chefs e donos de restaurantes nos EUA pedem voto no democrata Biden

Joe Biden é adversário do atual presidente Donald Trump no pleito de novembro - Divulgação/Partido Democrata
Joe Biden é adversário do atual presidente Donald Trump no pleito de novembro Imagem: Divulgação/Partido Democrata

De Nova York

25/09/2020 20h23

Mais de 150 chefs de cozinha e donos de restaurantes nos Estados Unidos assinaram esta semana uma carta aberta conclamando a população a votar no democrata Joe Biden na eleição presidencial. Eles também acusam o presidente Donald Trump de ter arruinado o setor com sua gestão da pandemia do novo coronavírus.

"Ao não liderar nosso país nesta crise, Donald Trump provou sua incapacidade de ocupar a presidência. Ele falhou com o setor de restaurantes, nossos funcionários, nossos clientes, e o risco é muito alto para continuar neste caminho", diz a carta.

Os signatários da carta estimam que o setor perderá um total de US$ 240 bilhões neste ano. Milhares de restaurantes fecharam suas portas de forma temporária ou permanente.

"Os Estados Unidos precisam de uma nova direção e uma real liderança. Precisamos eleger Joe Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos", continua o texto. "Durante toda a crise, o setor de restaurantes implorou apoio do governo", destacam. "Mas todas as vezes o presidente falhou".

"Enquanto restaurantes icônicos e pilares da comunidade passavam os últimos seis meses fornecendo alimentos para comunidades carentes e adaptando nossos negócios aos fechamentos obrigatórios, medidas de distanciamento social e um colapso econômico histórico, o governo Trump estragava a resposta à pandemia", escreveram.

Segundo a revista especializada Eater, a carta foi assinada por mais de 150 chefs e proprietários de restaurantes, incluindo a famosa chef Elizabeth Falkner, o confeiteiro Duff Goldman, a autora nova-iorquina de livros de receitas Anita Lo, e Nina Compton, do restaurante Compère Lapin em Nova Orleans.

Em muitas cidades americanas, como Nova York e Los Angeles, os restaurantes ainda não podem servir os clientes em ambientes fechados, apenas ao ar livre. Nova York autorizou a reabertura dos espaços internos dos restaurantes a partir de 30 de setembro, mas com apenas 25% da capacidade, como já acontece em Chicago.

Um estudo recente da associação de bares, restaurantes e hoteis de Nova York, a New York City Hospitality Alliance, indicou que cerca de nove a cada dez restaurantes (87%) não conseguem mais pagar o aluguel integralmente.