Topo

Milhares de manifestantes se mobilizam pelo clima na Alemanha

25/09/2020 13h11

Berlim, 25 Set 2020 (AFP) - Milhares de pessoas se mobilizaram, nesta sexta-feira na Alemanha, especialmente em Berlim e Colônia, com motivo de um dia internacional de ação pelo clima, organizado pelo movimento "Fridays for Future" (Sextas-feiras para o Futuro), disse a polícia.

Em Berlim, a polícia estima a presença de aproximadamente 10.000 pessoas, enquanto os organizadores falam de cerca de 21.000 participantes.

Em sua maioria com máscaras, os jovens manifestantes desafiaram a chuva e se reuniram em frente ao emblemático Portão de Brandemburgo.

Várias pessoas em bicicletas, procedentes de diferentes bairros da capital alemã, foram ao local da reunião.

Os organizadores pediram repetidamente aos participantes que respeitassem as distâncias físicas.

"A proteção do clima não pode mais esperar", "Não existe um planeta B" ou "Não queimem meu futuro", são algumas das frases que estampavam as faixas levantadas pelos manifestantes.

Os organizadores berlineses da manifestação denunciam a política do governo de Angela Merkel, especialmente a continuação até 2038 da exploração de minas de carbono.

Em Hamburgo, 6.000 pessoas participaram desta primeira manifestação pelo clima em vários meses; 7.000 em Colônia (oeste); 6.000 em Friburgo e 3.000 em Bonn, segundo a contagem da polícia.

No entanto, as autoridades locais limitaram o número de participantes em várias cidades devido ao surto de covid-19.

Em Munique, a grande manifestação prevista foi cancelada devido às altas taxas de contágio e substituída por uma reunião de 500 participantes.

bur-mat/yap/mab/eg/aa