Topo

Bolsonaro liberado do hospital após cirurgia

26/09/2020 14h51

Rio de Janeiro, 26 Set 2020 (AFP) - O presidente Jair Bolsonaro teve alta do hospital neste sábado (26), informou o governo, um dia depois de ter sido submetido a uma cirurgia para remover um cálculo da bexiga.

"O Presidente da República Jair Bolsonaro, internado desde a manhã da sexta-feira, no Hospital Israelita Albert Einstein, recebeu alta hospitalar nesta tarde às 13h30", disse um boletim médico divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social, do Ministério das Comunicações, e assinado pela equipe médica do Bolsonaro.

Bolsonaro, de 65 anos, foi submetido a um procedimento conhecido como cistolitotripsia endoscópica, uma cirurgia minimamente invasiva para a retirada do cálculo na bexiga.

Seus médicos informaram que a cirurgia foi um sucesso, sem complicações. Foi a mais recente de uma série de questões de saúde para o presidente.

Bolsonaro passou por várias cirurgias nos últimos anos, incluindo quatro resultantes de um ataque em que foi esfaqueado no abdômen durante sua campanha presidencial, em 2018.

O ataque, executado por um homem considerado doente mental, ocorreu pouco mais de um mês antes da eleição de Bolsonaro.

O presidente também foi diagnosticado com a covid-19 em julho, o que o deixou em quarentena por quase três semanas.

Na época, o episódio não diminuiu as suas regulares críticas às medidas de isolamento como forma de conter a pandemia do novo coronavírus, que argumenta estar causando danos econômicos piores do que o próprio vírus.

jhb/st/bn