Topo

Feministas se chocam com policiais em marcha por aborto no México

28/09/2020 18h37

México, 28 Set 2020 (AFP) - Centenas de feministas foram ás ruas nesta segunda-feira para exigir o aborto legal em todo o México, mas sua marcha foi bloqueada por policiais mulheres, o que levou a alguns confrontos.

As manifestantes, a maioria vestida de preto e com o rosto coberto, reuniram-se perto do centro histórico da Cidade do México para marcharem em direção ao Zócalo (praça central), mas sua passagem foi impedida por uma forte força policial, composta por mulheres equipadas com escudos.

"Temos algumas feridas, com ferimentos leves" entre as policiais, informou Arturo Medina, subsecretário de governo da Cidade do México, à rede de televisão Milenio.

As manifestantes exigem que o aborto seja descriminalizado em todo o país, já que agora só é permitido até 12 semanas na Cidade do México, desde 2007, e em Oaxaca, desde 2019.

"Queremos chegar à Zócalo, estamos aqui para o aborto legal, seguro e gratuito para todas as mulheres!", gritou uma manifestante.

Nesta terça-feira o Dia Global de Ação pelo Acesso ao Aborto Legal e Seguro é comemorado com mobilizações em diversos países.

Os confrontos com a polícia começaram no início da marcha, quando as manifestantes pintaram e depredaram mobiiário público e monumentos que estão a caminho do centro da capital, confirmou a AFP.

A polícia respondeu com spray de pimenta em direção às manifestantes. Algumas tiveram que se jogar no chão para se recuperar.

Em meio ao recrudescimento da violência contra as mulheres e repetidos desaparecimentos, feminicídios e estupros, a maioria deles impunes, alguns grupos feministas endureceram suas ações de protesto.

De acordo com dados oficiais, a onda de feminicídio no México leva a 10 assassinatos de mulheres por dia, muitas das quais permanecem impunes.

bur-sem/gm/cc