Topo

Rei Harald da Noruega deixa o hospital

28/09/2020 09h42

Oslo, 28 Set 2020 (AFP) - O rei Harald V da Noruega, de 83 anos, recebeu alta nesta segunda-feira do hospital onde foi internado na semana passada por problemas respiratórios, informou o palácio real.

"O hospital continua suas avaliações, enquanto o rei permanecerá em licença médica até 4 de outubro", disse o palácio em um comunicado.

No trono há mais de 29 anos, o rei havia sido hospitalizado na manhã de sexta-feira no hospital nacional de Oslo por causa de "dificuldades respiratórias".

A origem dessas dificuldades ainda não foi elucidada, mas o palácio havia esclarecido na sexta-feira que a suspeita de covid-19 estava excluída.

Harald, uma figura unificadora em seu país, já havia sido hospitalizado no início de janeiro. Em sua ausência, o príncipe herdeiro Haakon, de 47 anis, assumiu temporariamente suas funções oficiais.

Harald, um rei esportista e especialista em vela, participou das Olimpíadas e ganhou várias competições. Nos últimos anos, sofreu de problemas de saúde, mas se recusa a abdicar.

Em 2003 ele foi submetido a uma cirurgia para tratar um câncer de bexiga e em 2005 foi submetido a outra operação por problemas cardíacos.

Neto de Haakon VII, primeiro da linha real norueguesa, Harald reina no país desde 17 de janeiro de 1991.

phy/map/age/eg/mr